COMO ENCONTRAR FONTES DE PESQUISAS E BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA NA INTERNET

15/08/2017 10:30

 

Todo semestre ouço alguém afirmar que não encontra bibliografia a respeito do seu tema de pesquisa. Normalmente esta queixa fundamenta-se na crença de que são necessárias publicações que tratem cirurgicamente do assunto eleito. Este é um erro comum cometido especialmente por aqueles que insistem em ver o trabalho de pesquisa como um processo exclusivamente reprodutivo, cuja dinâmica consiste em compor um mosaico de citações, uma espécie de patchwork cognitivo.
Por mais que um assunto seja novo ou específico, não consigo aceitar a ideia de que não existam fontes que possam ser empregadas, sejam aquelas relacionadas à teoria geral, ou as que podem ser obtidas em recentes publicações científicas disponíveis na Internet. Neste aspecto concordo com as considerações de Carvalho (2013, p. 41-42) quando afirma que: 
Na atualidade, com as ferramentas de pesquisa disponíveis, qualquer tentativa de justificação da ausência de bibliografia atualizada é inválida. O acesso à informação possibilitado pela Internet simplesmente torna inadmissível que o pesquisador não tenha conhecimento pleno e atualizado das pesquisas que estão sendo produzidas sobre o seu tema nos principais centros de investigação do mundo. 
Encontrar bibliografia especializada na Internet não é tão difícil, contudo, exige um esforço que vai além de selecionar os primeiros links indicados no Google. A pesquisa on-line demanda conhecimento das diversas ferramentas disponíveis e a aplicação de algumas estratégias. Neste sentido, recomendo a leitura das seguintes postagens deste blog:
Referência:
CARVALHO, Salo de. Como (não) se faz um Trabalho de Conclusão. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal