O que é Delimitação do Tema de TCC?

29/03/2017 17:01

 

Delimitação do tema do TCC, é basicamente deixar claro para o leitor sobre qual tema se trata aquele trabalho em si no caso o seu TCC.

Acredito que já tenha dado para ter uma noção do que seja, mais quero ir um pouco mais a fundo.

Delimitação do tema de TCC é o primeiro passo que é preciso tomar na hora de iniciar sua pesquisa. Delimitação quer dizer dar limites, determinar até onde irá à extensão do seu assunto e de sua pesquisa. Nesse caso é preciso observar e distinguir onde, quando e de que maneira irá abordar o assunto do seu TCC.

Ou seja, você deve saber exatamente o que será pesquisado, onde e como irá fazer o seu trabalho e onde irá buscar informações. Coloque na sua cabeça que é preciso ter foco em um tema específico. Evite assuntos com muita abrangência é possível falar sobre qualquer tema, basta você saber planejar seu trabalho para que fique interessante aos olhos de quem irá ler.

Muitas pessoas optam por escolher temas de grande porte, porque julgam ser mais interessantes, o que acontece é que esses assuntos já foram apresentados diversas vezes e fazendo algo mais centralizado e focado em um só assunto, faz com que você consiga falar mais profundamente sobre algo e assim o deixando seu trabalho mais interessante, completo e claro, único.

Saia da zona de conforto e use a sua criatividade.

Agora vamos ver na prática como funciona a delimitação do tema de TCC

A escolha pode parecer complicado mais vou te dar alguns exemplos acompanhado de dicas de como você pode fazer isso Certo?

Veja as 3 dicas de como fazer a Delimitação do tema de TCC :

  1. Abrangência do assunto: Como disse não é impossível agradar a todos. Escolha um assunto que você consiga alcançar e coloque o máximo de informações possível. Aponde, de nomes aos bois. Se você quer falar sobre carros então diga de qual carro quer falar!

Exemplo 1: Se eu falar “eu quero pesquisar sobre administração” existe diversos assuntos abordados e ligados administração.

  1. Utilize o Período do estudo: Aqui é hora de escolher em que período sobre esse tema você irá focar. É hora de determinar período e o tempo em que irá pesquisar.

Exemplo 2: Eu quero pesquisar sobre ”administração > Desenvolvimento econômico da cidade de são Paulo a partir dos anos 2000” Percebe que estou começando a delimitar.

  1. Seja Exato: Pegue um assunto e vá diminuindo ele até chegar a um ponto que seja possível pesquisar e trabalhar nele todos os mínimos detalhes.

Exemplo 3: Veja administração é tema bem abrangente que contém, muito assuntos, então é preciso delimitar muito bem!

Veja:

Foto de como fazer a delimitação do tema de tcc

Foto de como fazer a delimitação do tema de tcc

E em cada aspecto citado acima, existem outros assuntos que se pode pesquisar mais a fundo. Por isso é preciso separar um momento para analisar e fazer a delimitação do tema de TCC detalhe por detalhe.


Para te ajudar no processo separei 3 dicas ,vamos lá:

  1. Escolha um tema que você tenha afinidade, até porque o processo de elaboração de um TCC  pode levar um tempo para ser concluído então é importante que seja um tema agradável.
  1. Procure encontrar o seu tema através de perguntas, isso vai te facilitar muito.

Perguntas como:

  • Onde?
  • Como?
  • Quando?
  • Com base em qual metodologia?
  1. Antes de iniciar sua pesquisa de uma olhada para saber se tem informações de fácil acesso, porque não adianta escolher um tema que não tenha as informações em seu país. OK!

Como podemos ver, fazer a delimitação do Tema de TCC é uma tarefa muito importante e que todos os estudantes terão que realizar. A delimitação do tema se for feita da maneira correta poderá resultar diretamente na nota de seu TCC.