A DIFERENÇA ENTRE: TCC, MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO

04/01/2018 09:26

Como diferenciar um Trabalho de Conclusão de Curso de um trabalho cientifico sobre uma temática especifica?

 

Veja a Diferença entre TCC , Monografia e Artigo

Quando se tem que afrontar a um trabalho de estudo, seja de escola, universidade, ou mesmo de trabalho profissional é importante saber diferenciar um TCC de uma monografia ou um artigo. Vendo que essa é mesmo uma consulta frequente de varias pessoas em foros e comunidades online, fiz esse post para esclarecer as possíveis dúvidas sobre esses conceitos e terminologia.

Primeiro vamos conhecer uma definição simples sobre cada um, de forma de poder depois entender suas diferenças.

O que é um TCC

A abreviação TCC refere-se a Trabalho de Conclusão de Curso e se aplica principalmente a estudantes universitários. No momento de terminar seus cursos de graduação ou pós-graduação, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso que acredite os conhecimentos adquiridos durante o tempo de estudo. Para apresentar seu TCC o aluno poderá optar por uma monografia, um artigo cientifico, uma tese para cursos de pós-graduação de doutorado, um relatório de estagio ou uma dissertação no caso de cursos de pós-graduação de mestrado. A decisão do tipo de TCC vai depender do curso e da instituição.

O que é uma Monografia

Uma monografia é um trabalho cientifico sobre uma temática especifica. Um documento escrito que detalha os resultados completos sobre uma pesquisa, se focaliza sobre um tema único, uma delimitação de campo ou um recorte da realidade global. Também, uma monografia é usualmente escrita só por uma pessoa, deve apresentar um formato claro e uma estrutura lógica e objetiva sobre os resultados da pesquisa feita.

O que é um artigo

O artigo pode se categorizar como um trabalho monográfico que se apresenta em forma sintética e objetiva. Usualmente um artigo se destina a publicações de órgãos, instituições ou revistas especializadas no assunto especifico. Um artigo pode se criar como resultado de uma pesquisa independente, ou o resultado de um desenvolvimento acadêmico. Quando se opte por um artigo, previamente deve se entender o tipo de formatação aplicável ao meio no qual vai ser publicado.

Em quanto as diferenças, monografias e artigos são formatos nos quais o TCC pode ser apresentado, dependendo do curso. As diferenças entre monografia e artigo são também notórias. A monografia é um trabalho escrito mais detalhado e extenso, em quanto o artigo e mais sintético. Monografia e artigo devem seguir uma estrutura diferente. As vezes um artigo pode chegar a ser até mais trabalhoso que uma monografia, já que encaixar as conclusões de uma monografia em um artigo até chegar ao formato ideal pode tomar tempo, melhor capacidade de escrita, objetividade e síntese. 

Fontes:
https://blog.psicologoroberte.com.br/2009/07/artigo-ou-monografia-qual-diferenca.html
https://www.neuronio20.com/2009/06/monografia-diferenca-entre-tcc-e.html