5 DICAS PARA CRIAR UM EXCELENTE TCC -2019

02/01/2019 10:17

 

 

Se formar na universidade é o sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo.Mas, concluir o processo de formação não é tarefa fácil e quem chega até lá sabe quanta dedicação é dispensada. Horas pesquisando, entrevistando, redigindo projetos, tarefas, noites sem dormir, mas muito compensadores no final.

E o mais complexo desse processo é o Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC. Por isso, neste artigo reunimos as melhores dicas para você fazer um TCC de arrasar, digno de nota dez, inserindo com sucesso seu nome no mercado de trabalho. Confira a seguir:

 

SE FOR FAZER O TRABALHO EM GRUPO, ESCOLHA O CERTO!

 

Durante o período de seu curso é natural que tenha feito amizades e criado vínculos com muitas pessoas de sua turma. Porém, escolher o grupo certo não necessariamente tem relação com fazer o projeto com os melhores amigos. Eles nem sempre serão os melhores com quem já trabalhou. Além disso, procure não ter em seu grupo pessoas com quem nunca trabalhou antes, assim evitará surpresas no meio do caminho.

 

DEDIQUE-SE ANTES DO TEMPO

 

O TCC é um trabalho muito complexo e, por isso, requer muita dedicação. Mesmo antes do último ano, pois facilita na escolha e análise do tema pretendido, se vai ser o acesso às pessoas necessárias em pesquisa de campo, se realmente viável o tema. Além de dar uma dimensão do interesse dos possíveis companheiros de trabalho no assunto desejado e pré-conceber um cronograma de trabalho. Afinal de contas, administrar o tempo é fundamental.

 

 

ESCOLHA O ORIENTADOR CERTO

 

Grupo formado, tema selecionado é hora de escolher e convidar um orientador. O orientador deve ser aquele professor/mestre que mais cujo método e disciplina mais se aproximam do assunto que deseja tratar.

Nos cursos de comunicação, por exemplo, Jornalismo, há os professores de telejornalismo, documentário, livro-reportagem etc. Se seu projeto for um livro-reportagem o mais recomendado aí seria o professor correspondente.

Em cursos de outras áreas, certamente o escolhido deve ser aquele cuja especialidade mais se aproxima do tema sem levar em consideração o produto final.

 

NÃO HESITE EM GASTAR

 

Um TCC demanda muito mais que tempo. Requer por vezes um investimento financeiro, que parte, claro, do próprio bolso dos alunos. Os gastos geralmente são com a aquisição de materiais, aluguel ou pagamento de transporte para levar os membros do grupo a campo, impressão, encadernação e etc.

Seria interessante guardar um dinheirinho pensando no futuro do projeto. Afinal de contas, é ele que vai ingressá-lo no mercado de trabalho.

 

NÃO SEJA MANDÃO

 

Todo grupo tem um líder. Mas, liderança não se resume a dar ordens e/ou ditar as regras.Se esse for o seu papel no grupo, ou não, leve essas dicas para a vida: sua presença é fundamental para o bom desempenho da equipe, então seja agradável com seus colegas, pense no coletivo, pois você não está sozinho.

Tente se dedicar para que o trabalho saia de qualidade e quem sabe possa ser usado para outros meios.

 

 

By Profa: Yeda Villar