COMO ELABORAR O RESUMO DE UMA MONOGRAFIA

18/04/2015 07:39

Como elaborar o Resumo de uma monografia?

Artigo por Regina C Del Buono - sexta-feira, 22 de fevereiro de 2015


Resumo é a "apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento"
Resumo é a "apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento"
É comum que muitos acadêmicos tenham dúvidas sobre Como Fazer o Resumo da Monografia. Para elaborar esse item tão importante de um texto acadêmico-científico, tem-se que a finalidade do resumo é apresentar 4 pontos fundamentais sobre o tema desenvolvido, de forma que permita ao leitor que abra e leia o texto inteiro.


Os 4 pontos mencionados são: o que? (explicitar o título da monografia); por quê? (o motivo de ser escolhido); como foi elaborado? (o tipo de pesquisa realizada: quantitativa ou qualitativa, quais foram as técnicas utilizadas e os meios pelos quais foi obtida a bibliografia selecionada para conferir a fundamentação teórica); e a conclusão? (a verificação ou constatação sobre tudo o que foi lido, analisado e desenvolvido ao longo do texto).


Neste sentido, Matté (2009, p.12) referiu a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003, p.1), para definir que:

o resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”. Deve apresentar todos os itens essenciais que existirem no texto completo, como o objetivo da pesquisa, o método adotado, os resultados e as conclusões e/ou contribuições do documento, sendo que a ordem e a extensão desses itens podem variar de acordo com a natureza do resumo e do próprio artigo.


Para o caso de uma pesquisa qualitativa (de campo) é importante que os resultados tabulados sejam mencionados de forma objetiva no resumo.


Para monografias de graduação e de pós-graduação, o resumo ideal deve conter até 250 palavras (o mais próximo possível disto), o que permite que sejam apresentados os conceitos e definições estabelecidos pelos autores especializados (marcos teóricos) sobre o tema central do TCC. Já as dissertações e teses de mestrado e/ou doutorado devem conter entre 500 e 1000 palavras, o que exigirá que o acadêmico aborde outros autores selecionados para colaborar com o texto (ou que aprofunde as teorias dos principais teóricos), assim como demonstre suas reflexões pessoais sobre essas teorias.


No caso de artigo científico, o resumo restringe-se ao máximo de 150 palavras, não mais do que isto. Todo resumo (seja monografia, tese, artigo) deve ser configurado segundo o parágrafo americano (sem recuos nem novos parágrafos), redigido em um bloco único e espaçamento de 1cm. Sendo o resumo um dos últimos itens da monografia a ser elaborado, deverá ser redigido com o verbo no tempo passado, uma vez que seu texto já estará pronto neste momento.




REFERÊNCIAS

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

MATTÉ, Volnei Antônio. (2009) TIC’s Aplicados à Educação. Metodologia Científica. 3º. semestre. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Artes e Letras. Curso de Pós-Graduação. Especialização à Distância em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação. 55f. Disponível em:<https://w3.ufsm.br/larp/media/metodologiacientifica.pdf>; acesso em 02 Abr 2014.