COMO ELABORAR O RESUMO DO TRABALHO ACADÊMICO

30/08/2018 08:10

Os resumos podem ser considerados a “vitrine” do seu trabalho, a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo seu texto, principalmente em artigos, e onde são destacados os pontos relevantes da pesquisa.

 

Basicamente existem três tipos de resumos (Ferrarezi 2014).

RESUMO CRÍTICO (ou resenha): é um resumo redigido por especialistas como análise crítica de um documento.

RESUMO INDICATIVO: é possível encontrar nele apenas os pontos principais do trabalho, sem a apresentação de dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

RESUMO INFORMATIVO: neste tipo de resumo o leitor irá encontrar detalhes sobre os objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

Independentemente do tipo de resumo, o mesmo deve conter o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento (Medeiros e Tomasi, 2008).

A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento.

No resumo informativo estas seções são descritas de forma mais detalhada, enquanto nos resumos indicativos, de maneira mais sucinta (Vianna, 2012).

O texto do resumo deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias.

Em relação ao seu formato, o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa (Santos, 2015).

O número de palavras pode variar de acordo com o tipo de documento: de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; e de 50 a 100 palavras os trabalhos destinados a indicações breves (Cervo e Silva, 2006).

Os resumos críticos não possuem um número de palavras estipulado. Neste caso, o autor precisa utilizar do bom senso para determinar o tamanho necessário.

A escolha das palavras-chave também merece cuidado especial, pois estas possibilitam que seu trabalho seja encontrado por outros autores.

As palavras-chave devem ter relação com os principais temas abordados no trabalho, de forma que sejam uma síntese das principais ideias desenvolvidas no documento. São utilizadas geralmente de três a cinco palavras-chave, logo abaixo do resumo e separadas por pontos (Barros e Lehfeld, 2007).

abstract segue a mesma estrutura do resumo, e é importante também que seja bem escrito. Recomenda-se aos que não possuem proficiência em inglês que solicitem a tradução a um amigo ou que contratem um serviço de tradução, ou de revisão, para os que possuem domínio intermediário.

Evite constrangimentos com abstracts elaborados pelo Google Tradutor.

A chance de dar errado é grande.