DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: Como transforma-la em um Livro?

31/07/2018 08:09
 

Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?

Concluir o mestrado é um grande passo para sua carreira profissional e representa mais um objetivo alcançado na sua jornada de projeção acadêmica. Mas esse passo pode ser maior ainda se a sua dissertação de mestrado virar uma publicação impressa!

Os trabalhos produzidos ao longo das pesquisas acadêmicas podem atingir um número muito maior de pessoas com a publicação de seus resultados. Além de ser interessante para a carreira do autor, essa divulgação é extremamente importante para aproximar a sociedade dos estudos produzidos na academia e disseminar o conhecimento adquirido. Se você está concluindo sua dissertação ou já a concluiu, veja o que fazer para transformá-la em um livro e tornar-se muito mais conhecido no mercado e no meio acadêmico!

Faça uma carta de apresentação

O primeiro passo para o sucesso de sua publicação é escolher cuidadosamente a editora que fará o trabalho. Uma editora renomada, que ofereça o suporte necessário ao longo de todo o processo, certamente ajudará na promoção de seu livro, participando ativamente de sua edição, impressão e divulgação.

Para entrar em contato com essa editora, você precisará de uma carta de apresentação. É por meio dela que os editores conhecerão o seu material e decidirão sobre a publicação. Divida sua carta de apresentação em quatro partes, que devem ter a seguinte estrutura:

  1. Uma breve introdução do livro, apresentando o seu interesse em publicá-lo. Fale também sobre seus motivos de ter escolhido aquela editora para o envio de seu material;
  2. A sinopse, ou descrição de seu livro. Fale de sua relevância dentro do cenário acadêmico e como ele pode influenciar os estudos de outras pessoas;
  3. Os dados do autor também são importantes, portanto, descreva em poucas palavras quem é você e seu painel profissional;
  4. Por fim, ofereça o manuscrito completo para análise, caso haja interesse da editora, e não se esqueça de agradecer pela atenção.

Subscreva um contrato

Se a editora gostar da sua carta de apresentação e pedir mais informações sobre seu trabalho ou solicitar o manuscrito, as chances de ter sua dissertação de mestrado publicada aumentam consideravelmente. Mas, para firmar a parceria com a editora, é preciso assinar um contrato.

É importante conversar pessoalmente com o representante da editora e tirar todas as dúvidas sobre as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. Leia tudo com atenção. Se preferir, busque auxílio jurídico profissional para leitura e conferência de todos os dados.

Revise o seu trabalho com um editor

Antes de sua dissertação de mestrado ser publicada, é imperativo que se faça a revisão do material junto a um editor ou revisor profissional. Apesar de você ter feito todo o estudo e escrito toda a obra, alguns ajustes são sempre necessários para que seu livro fique ainda melhor, de acordo com parâmetros de gramática, coesão e coerência.

Sem falar que é necessário certificar-se de que a formatação está correta antes da publicação. Nessa etapa, será conferido todo o texto, como erros de digitação, de português, de concordância, entre outros. Tudo precisa estar perfeito, então escolha uma equipe que capriche na revisão e diagramação!

Promova o seu livro

Com o livro publicado, você está pronto para o lançamento! Mas, antes do grande dia, faça a promoção do seu trabalho, levando em consideração o caráter acadêmico de sua obra. Então, foque nesse público, promovendo o livro em universidades, bibliotecas e instituições de ensino e cultura. E, após o lançamento, não deixe de promovê-lo!

Uma forma de dar impulso ao seu livro é buscar parcerias com sites especializados, outros profissionais relacionados à área de estudo de sua tese e até mesmo em universidades e faculdades. O bom uso de redes sociais, como o Facebook, além do contato com comunidades literarias e sites dedicados, também pode auxiliar na divulgação.