DOZE DICAS IMPORTANTES PARA APRESENTAÇÃO DE PPT À BANCA

19/12/2016 12:48

1ª) Estudar o assunto com profundidade para não ser surpreendido durante os questionamentos dos membros da banca;

 

2ª) Preparar um material atraente para a banca e demais presentes;

 

3ª) Lembre-se que seu trabalho já foi lido pelos avaliadores e, portanto, uma apresentação com uso de figuras, quadros e tabelas torna o assunto mais interessante e mantém a atenção dos presentes;

 

4ª) Evite “poluir” os slides com excesso de texto. Padronize fonte e espaçamento para todos os slides. Fontes menores que 28 comprometem a visualização dos presentes, independente do espaço físico onde ocorrerá a apresentação.

 

5ª) Cuidar com a regra ortográfica, precisão na escrita e uso ABNT.

 

6ª) Prefira slide predominantemente branco com letras pretas. As vezes as cores ficam bonitas nos slides, mas não ficam bem visíveis na parede ou tela projetada, dependendo da luminosidade ambiente.

 

7ª) A linguagem utilizada na construção da pesquisa científica deve obedecer, preferencialmente, o modo impessoal evitando-se o uso da primeira pessoa do singular ou do plural (ex: eu entendo , ou nós entendemos).

 

8ª) As apresentações tem duração de 15 a 20 minutos. O aluno não deverá ultrapassar o tempo estabelecido. Após a apresentação o aluno será submetido à arguição dos avaliadores da banca.

 

9ª) Use entre 15 e 25 slides para a apresentação evitando assim o risco de “estourar” o tempo.

 

10ª) Treine a apresentação e cronometre o tempo gasto utilizando a maior parte dele para apresentar seus resultados e conclusões.

 

11ª) Os avaliadores deverão respeitar o tempo máximo de 10 minutos para suas principais considerações, devendo fazer suas anotações no exemplar do TCC para que o aluno e orientador procedam as alterações sugeridas pelo mesmo, caso julguem pertinentes.

 

12ª) Use vestimenta discreta, bem como maquiagem e adornos. Cuide da postura e dicção durante a apresentação. Lembre-se que a primeira impressão deixada é muito importante. Em geral “menos” pode significar “mais” quando se trata de apresentação pessoal.

 

Profª Drª Stael Silvana