Estrutura do Trabalho com ABNT

Normas ABNT - estrutura

A estrutura é feita mediante as regras estabelecidas pela ABNT, sendo que essas são compostas por textuais, pré-textuais e pós-textuais, esses elementos pode ser encontrados da seguinte maneira:

Pré-textuais

Normas ABNT pré-textual

É toda introdução feita no trabalho ou na monografia dando uma aparência antes do conteúdo do trabalham, esse deverá ser composto por: Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Língua estrangeira, Sumário.

  • A capa é o primeiro elemento identificador do trabalho científico. Deve conter os dados identificadores da instituição de ensino, o título do trabalho e o local e o ano de produção. Não é numerada e nem conta para a numeração das páginas da monografia. Deve obedecer a cor determinada pela Coordenação de Monografias para aquele ano letivo.
  • A folha de rosto é o segundo elemento identificador do trabalho científico e contém alguns elementos da Capa, acrescidos de uma breve descrição do objetivo do trabalho.
  • O cabeçalho pode ser utilizado em substituição à capa e folha de rosto, e NUNCA junto deles. Os itens devem ser apresentados em espaço simples e fonte no tamanho 12.

Textuais

textuais

Nesse caso, deve conter o conteúdo central do que esta sendo abordado no trabalho, sendo assim composto por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É importante frisar que é nessa etapa que o autor/escritor deverá aborda a sua problemática sugerida como trabalho, colhendo as informações por vias acadêmicas e complementares.

  • Introdução

Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do teor da problematização do tema do trabalho, assim como a respeito da natureza do raciocínio a ser desenvolvido.

  • Desenvolvimento

Perfil ideal para o tema do trabalho. Ambiente ideal de trabalho. Objetivo Geral, Métodos.

O desenvolvimento do conteúdo obedece à organização em introdução, desenvolvimento e conclusão, observando requisitos como a gradualidade, a coesão, a coerência e a unidade.

  • Conclusão

Ponto de vista dos autores sobre o tema e a conclusão do trabalho realizado.

Pós-textuais

pós textuais

Após o primeiro e o segundo passo dado, segue nesse momento deve conter o que vem após o conteúdo, ou seja, quais foram as formas de obter a referência para o conteúdo. Esse deve ser composto por: Referências Bibliográficas, Anexos, Índices podem ser integrados ao trabalho.

  • As referências bibliográficas são colocadas depois da conclusão e apresentam a relação dos documentos consultados para a elaboração do trabalho científico. São listadas as obras citadas no corpo do texto e obras consultadas como apoio.

Tipos dos trabalhos científicos

Tanto nos cursos de graduação, quanto de Pós-Graduação utilizam-se vários tipos de trabalhos científicos. Ele podem ser classificados em três tipos conforme o seu porte, ou seja, conforme o número de páginas: em trabalhos de pequeno, médio e grande porte.

  1. Os trabalhos de pequeno porte, como fichamentos (resenhas, resumos e esquemas) e produções textuais mais informais (como reações, avaliações, análises e comentários) possuem de 1 a 10 páginas.
  2. Os trabalhos de médio porte, como o artigo científico, o projeto (projeto de pesquisa de campo; projeto de ação social e ministerial; projeto de trabalho de conclusão de curso) e relatório (portfólio e relatório de estágio) possuem de 10 a 30 páginas
  3. Os trabalhos de grande porte, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a dissertação e a tese têm mais de 30 páginas.

Formatação nas Normas da ABNT

exemplo de configurar layout
exemplo de configurar layout

Esse é um critério importante para desenvolver bem o trabalho e ele estar completamente de acordo com o que a norma solicita de quem desenvolve seu trabalho de conclusão.

O primeiro ponto a ser frisado é as margens essa deverá ter no papel A4 impresso o texto na margem superior e esquerda com 3cm e a margem inferior e direita deve ser 2cm. (Clique aqui para ver como configurar o layout, margens)

 
Outro aspecto que deve conter é a paginação, essa só começa a partir da introdução, como também é importante deixa o texto sempre com uma fonte e tamanho padrão, essa seria na fonte times new roman ou arial, em um tamanho padrão 12. sendo esse de espaçamento 1,5cm entre linhas e recuo como também deverá ter uma média de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

As citações no texto mudam, esse deve ser entendido que se tiver citação com até 3 linhas, essa não precisará de formatação especial. Para as citações com 4 linhas ou mais que isso essa deverá ser em um recuo de 4 ou 6 cm na margem esquerda, com sua fonte 10.

Essas são as regras básicas que um trabalho, monografia deve ter, claro que, essas regras contêm mais complexidade, porém o estudante pode se aprofundar ainda mais para que seu projeto fique o mais completo possível.

Tamanho de fonte e espaçamento

Veja a tabela seguinte sobre tamanhos de fontes

Tamanho de fontes Onde usar
16 título do trabalho na capa e folha de rosto
14 capa e folha de rosto
12 folha de rosto (nota da natureza do trabalho), parte pré-textual, textual, e pós-textual, referência, apêndices e anexos
10 citações textuais entre aspas de mais de três linhas, notas de rodapé, legendas, texto da fonte das ilustrações, figuras e tabelas

veja a tabela seguinte sobre os espaçamentos

Espaçamento Onde usar
1,5
  • parte pré-texto: dedicatória, agradecimentos, resumo, abstract, listas e sumário
  • parte texto: introdução, desenvolvimento e conclusão
  • parte pós-texto: apêndices e anexos
simples
  • citações de mais de três linhas
  • notas de rodapé
  • legendas de ilustrações e tabelas
  • referências

Leia os artigos relevantes

Tipos de citações

citação

Citação direta

É uma cópia literal do texto. Transcrevem-se geralmente decretos, regulamentos, leis, fórmulas científicas ou trechos de obras. O tamanho da citação determinará sua localização no trabalho.

Se a citação tiver até três linhas, virá incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas. As citações com mais de três linhas ficarão abaixo do parágrafo, em bloco, com início sob a linha anterior, a quatro cm à direita da tabulação, em espaço simples.
Exemplo 1:

Citação direta exemplo 1

Exemplo 2:
Citação direta exemplo 2

Citação indireta

É a reprodução das idéias de um autor citado, sem sua transcrição. Enquanto que no caso anterior transcreve-se literalmente o texto, neste caso utiliza-se a ideia ou a linha de raciocínio.

Exemplo 1:

Citação indireta exemplo 1

Exemplo 2:

Citação indireta exemplo 2

Citação de citação

É a menção de um documento ao qual não se teve acesso diretamente. Ocorre quando o pesquisador encontra uma citação dentro de uma obra que está consultando.
Exemplo 1

Quando o trabalho consultado foi utilizado somente para a elaboração da citação de citação:

citação de citação com apud

Exemplo 2

Quando o trabalho consultado foi utilizado para a elaboração da citação de citação e também com citação própria:

citação de citação 2
Leia como usar Citações.

Modelos prontos ABNT

Veja os modelos prontos nas regras ABNT, e se tiver interesse nos modelos prontos completos, pode clique aqui (modelos prontos ABNT)! E meramente pelo objetivo educacional, compartilhamos os modelos prontos em PDF, para as áreas como:

  • Administração
  • Design
  • Engenharia
  • Direito
  • Odontologia
  • Ciências Biológicas
  • Economia
  • etc

Modelos Pré-textuais CAPA

Pré-textuais CAPA modelo 1

Pré-textuais CAPA modelo 2

Pré-textuais Folha de Rosto

Pré-textuais Folha de Rosto modelo 1

Pré-textuais Folha de Rosto modelo 2

Pré-textuais Sumário

Pré-textuais Sumário modelo 1

Pré-textuais Sumário modelo 2

Referências Bibliográficas

Se quiser aprender como fazer referências bibliográficas pela ABNT, veja os exemplos de referências dos livros, blogs, páginas da internet, twitter, youtube, wikepedia etc, clique no link:

Referências Bibliográficas - modelo 1

Referências Bibliográficas - modelo 2