O que é uma TESE DE MESTRADO?

20/06/2022 09:48

 

A tese de mestrado nada mais é do que um trabalho acadêmico na forma de dissertação, elaborado com o objetivo de solucionar questões sobre determinado tema.

Por exemplo, um mestrando que cursou Direito poderia confeccionar sua tese a respeito das execuções de contratos digitais sem assinatura de testemunhas, com fulcro no Direito Processual Civil, onde no decorrer do trabalho poderá trazer questões que são passíveis de polêmica no meio, e posteriormente deverá solucionar o dilema através de seus levantamentos e estudos.

Diferentemente das teses de doutorado, as dissertações de mestrado não precisam ser originais. O mestrando poderá abordar assuntos já discutidos na seara acadêmica, mas mostrando uma nova perspectiva acerca da matéria.

Problematize, defina o tema e elabore uma estratégia de abordagem

Tenha em mente exatamente o que pretende redigir, qual tema pretende desenvolver, além de pensar na forma como sua dissertação terá efeito sobre a discussão.

A fim de deixar sua tese bem elaborada, recomenda-se que antes pesquise e leia outros textos e trabalhos científicos semelhantes, pois assim poderá assimilar e concretizar melhor a ideia para depois reproduzi-la em um trabalho científico.

Isso servirá para que você também determine qual a melhor forma de apresentar seu trabalho acadêmico, por exemplo. Por isso é muito importante que haja estudo, antes de realizar a produção da dissertação.

A seguir, veja quais são os formatos de trabalhos acadêmicos mais comuns, para que você não se exceda, e nem deixe sua dissertação de mestrado tão sucinta:

  1. Monografia: com uma produção de em média 40 a 60 páginas, a monografia costuma ser adotada como trabalho acadêmico final em cursos de graduação. Se assemelha à tese, porém sua complexidade é bem menor, pois se apoia em um tema único.
  2. Dissertação: este tipo de trabalho acadêmico geralmente é adotado para conclusão de mestrados. Possui uma complexidade um pouco maior que a monografia, e possui em média de 80 a 100 páginas, entretanto, também possui tema único.
  3. Tese: por ser o trabalho acadêmico mais complexo, pois requer uma pesquisa bem profunda de determinado tema, mas que pode tanger outros temas mais amplos a fim de se comprovar uma teoria. Geralmente utilizada na conclusão de doutorados, e seu corpo exige que sejam produzidas mais de 200 páginas.

Todas as modalidades de conteúdo acadêmico necessitam de uma síntese para que seu trabalho científico fique bem elaborado e se desenvolva de forma coesa. 

O desenvolvimento da sua tese de mestrado deve ser objetivo

Eleito o tema o qual irá redigir, pense em como deixará seu estudo com uma construção mais “enxuta”. Isso não significa deixá-lo menor, mas sim mais objetivo e direcionado ao assunto o qual você optou escrever. Com isto, você irá delimitar sua ideia, além de facilitar a comunicação com o leitor.

Para realizar essas delimitações e cortes de forma mais correta, deve-se fazer alguns questionamentos, como quais experiências serão relevantes, forma de escrita, qual a relevância de determinado trecho ao trabalho, quanto tempo a pesquisa do subtítulo irá demandar, além de que outras questões poderão surgir no decorrer do desenvolvimento.

A forma de pesquisa é extremamente importante na hora de elaborar seu trabalho acadêmico, isso irá lhe poupar tempo durante o desenvolvimento de seu trabalho científico.