TCC 2020: Como escolher o tema da monografia?

08/01/2020 10:27

Está com dificuldade em saber como escolher o tema ideal para seu TCC?

Esta é uma questão que costuma tirar o sono e consumir várias horas de pesquisa por dia para os alunos de graduação, e mesmo depois de definir um tema é normal ficar a sensação de que a escolha foi equivocada.

Pois se surgir o desejo de alterá-lo e começar tudo de novo, o que é bem frustrante e torna o prazo para produzir o trabalho ainda mais apertado.

Mas saiba que com um pouco de planejamento é possível mitigar muitas das incertezas que surgem no momento de delimitação do tema de pesquisa.

Dando a você mais tempo para elaborar o TCC, aumentando a qualidade do trabalho e ainda possibilitando que ele tenha uma utilidade além da universidade.

Faça um planejamento para seu TCC

Como acontece com quase tudo na vida, fazer um planejamento prévio vai te ajudar muito no momento de escrever seu trabalho, pois ele te fornecerá uma visão clara da onde você quer chegar e quais tarefas serão necessárias para alcançar aquele objetivo.

Para isso, o ideal é que você comece a fazer o planejamento do seu TCC com uma certa antecedência para que assim tenha mais prazo para cumpri-lo e possa lidar com contratempos, como aquele e-mail super importante do seu orientador que não chega nunca.

E a primeira tarefa deste planejamento já deve estar clara neste ponto: a escolha do tema da sua pesquisa acadêmica.

Sabendo o tema e o tempo total que você tem até a entrega do trabalho, você pode dividir o TCC em etapas, elencar as atividades que cada uma delas requer e delimitar deadlines.

Por exemplo, se seu trabalho envolve uma pesquisa de público, no planejamento você deverá definir se será uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, qual será a amostragem, se precisará de transcrição de entrevistas ou não, etc.

Com isso, é possível ter uma noção mais precisa se este é realmente um tema que lhe interessa ou não, prevenindo que você tenha que trocar de assunto e recomeçar o trabalho depois de já o ter iniciado.

Liste temas do seu interesse

Esta etapa pode parecer simples, mas muitas pessoas acabam escolhendo o tema de pesquisa acadêmica baseado mais na praticidade do que na afinidade.

Isso acaba se tornando um erro, pois o tema do seu TCC é algo que te acompanhará durante boa parte do seu ano final de faculdade.

Se não for um assunto que você realmente gosta, acabará perdendo o interesse e a motivação no meio do caminho.

Para evitar este problema, é uma boa dica listar os assuntos com os quais você já tenha alguma familiaridade e interesse, pois isso ajudará a garantir que você tenha comprometimento com o trabalho ao longo de toda a sua elaboração.

Outra dica que pode ajudar neste momento de delimitação do tema de pesquisa é utilizar assuntos que você já tenha utilizado em outros projetos durante a graduação.

Pois você já tem maior conhecimento sobre tais temáticas e isso pode facilitar na hora de escrever o TCC.

Critérios para a seleção de tema do TCC

Após listar todos os temas sobre os quais você gostaria de desenvolver sua pesquisa, você precisará delimitar esta lista até chegar ao assunto do seu trabalho.

Neste momento, existem alguns critérios que você pode utilizar para facilitar e como escolher o tema certo.

Um destes critérios é a relação com sua área de estudo. Muitos temas podem ser adaptados para uma perspectiva que os relacione com a área do conhecimento que você estuda, mas nem sempre isso é possível.

Se você é um graduando de biologia, por exemplo, não faz sentido escrever sobre o impacto da crise econômica nas famílias de classe média, por mais que você tenha interesse pelo tema.

Relevância do Conteúdo

 

Outro critério que pode ajudar na seleção de um tema para seu TCC é a relevância que o tópico possui tanto para sua área de estudo e também para a sociedade.

Isto te ajudará a optar por um tema mais significativo, que agrega mais valor ao seu trabalho de pesquisa.

A vantagem de optar por tema que se enquadre neste critério é que ele poderá se tornar uma carta na manga após a graduação.

Pois caso você tenha interesse por um mestrado, por exemplo, você poderá expandir a pesquisa do seu TCC para o Projeto de pesquisa do mestrado e um tema relevante irá te ajudar nos processos de seleção.

Bibliografia disponível

 

Por fim, outro critério que deve ser levado em consideração é a Bibliografia disponível.

A bibliografia é a base de todo TCC e ela tem relação direta com a qualidade final do trabalho, pois será muito difícil produzir um trabalho relevante sem Fontes de pesquisa qualificadas.

Por isso, ao fazer a lista de temas do seu interesse, faça um levantamento da Bibliografia disponível para cada tópico listado e elimine os que possuírem fontes de pesquisa escassa.

Após realizar esta filtragem para a escolha do tema da sua pesquisa acadêmica, você poderá começar a escrever seu trabalho com a certeza que selecionou um tema apropriado e de qualidade.